O Gartner divulgou novo relatório com as tendências de TI para 2020. Uma das previsões do Instituto diz respeito ao uso das mídias sociais. A consultoria acredita que até 2015 80% das empresas não saberão lidar com estas ferramentas de colaboração.

 È verdade! Muito tem se investido e pouco tem se usufruído destas ferramentas. Tem sido recorrente a exploração destes canais apenas com objetivo de marcar presença, sem uma estratégia definida. Organizações com um quadro funcional extenso lançam intranets com páginas pessoais na esperança de envolver os colaboradores e estimular a troca de conhecimento. No entanto, a iniciativa termina aí.

Apesar de objetivo definido, interface envolvente e recursos tecnológicos avançados, não há um gestor intermediando esta colaboração e direcionando os usuários. Resultado: ninguém sabe para que serve aquela página. Uma outra falha tem sido a estratégia de adesão. No início o conteúdo pode ser pouco profissional, por exemplo: pedindo para os usuários publicarem os seus hobbies gerando empatia entre os colaboradores e, a partir daí, se acostumarem a interagir com a ferramenta.