Nesta 2ª feira (12/09) a canadense Open Text anunciou a compra da divisão de gerenciamento de documentos (ECD) da EMC/DELL cujos produtos mais conhecidos são: Documentum e InfoArchive.

A notícia não é surpresa, uma vez que a Open Text já pratica esta estratégia de expandir sua fatia no mercado a partir de aquisição de outras empresas há algum tempo. Porém, este apetite causa apreensão no mercado dada a sobreposição em alguns produtos adquiridos. Ou seja, não se sabe qual produto poderá ser descontinuado para não canibalizar o próprio portfolio. Já os clientes se preocupam com o custo mais alto e a formação de preço complexa que a Open Text pratica.

O anúncio no site oficial da empresa justifica a experiência de mais de 25 anos da EMC nos segmentos público, saúde & ciência, considerados estratégicos para o futuro.

Esta justificativa é curioso uma vez que no último Relatório Gartner que dispomos (Set/2014),  relata que a EMC concentrou esforços em facilitar a instalação e configuração dos seus produtos, focando o mercado de médias empresas que privilegiam simplicidade e custos reduzidos.

É esperar para ver.