Ao visitar a FENALAW 2015, maior evento jurídico da América Latina, que ocorreu em São Paulo nos dias 20 a 22 de outubro,  nos chamou a atenção as soluções que buscam otimizar e facilitar as atividades do dia a dia dos advogados.  Destacamos as seguintes funcionalidades:

Clipping Automático das Publicações Oficiais – com base em critérios de busca especificados por cada usuário, o serviço realiza automaticamente pesquisas e recorte dos Diários Oficiais da Justiça, e em seguida enviados por e-mail. É preciso verificar com o fornecedor em quais Diários as pesquisas são realizadas, ele apresentará uma lista por Estado. Um exemplo dessa ferramenta é o Lexnews Data Mining.

Atualização dos andamentos processuais – o módulo opcional Lawyer Capture do sistema Lawyer Web da Alkasoft, por exemplo, tem como recurso disponível a visualização e captura de andamentos processuais diretamente dos sites oficiais dos Tribunais de Justiça. A consulta é realizada automaticamente a partir do cadastro do processo no sistema e o usuário pode fazer a captura da imagem via internet direto para o sistema. Da mesma forma que o clipping, deve-se verificar com o fornecedor a lista dos Tribunais disponíveis para tal serviço, também geralmente apresentada por Estado.

Aplicações para dispositivos móveis – há um crescimento significativo de ferramentas desenvolvidas para serem acessadas por tablets e smartphones. No momento o foco é a extensão dos sistemas já existentes para acesso por esses dispositivos, como por exemplo o sistema LegalManager DJ. A possibilidade de ter disponível o acesso à base de dados do departamento/escritório de qualquer lugar e a qualquer hora pode ser muito útil aos advogados que dispõem de prazos muito curtos para atender suas demandas. Também encontramos scanners que digitalizam diretamente para dispositivos móveis, como o iX500 da FUJITSU.

Integração dos sistemas – a integração do controle de processos e controle financeiro, bem como Departamento Pessoal, em uma única solução pode reduzir demasiadamente o tempo gasto com atividades como pagamento de fornecedores, faturamento de honorários, reembolso de despesas, entre muitas outras; além de diminuir a possibilidade de erros em relação ao trabalho manual e realizado em planilhas. Há muitas soluções no mercado que oferecem essas possibilidades de integração: DataJuri, LegalManager e Lawyer Corporativo são alguns exemplos. O importante é avaliar as funcionalidades disponíveis de acordo com a necessidade de cada escritório ou departamento jurídico.

É importante ficar atento ao fato de que é necessário acesso a internet para uso de alguns recursos e que essas funcionalidades podem ser vendidas como módulo opcional do sistema, é preciso verificar com o fornecedor da solução os requisitos para cada item.

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado e a escolha dentre elas depende das necessidades e pretensão de investimento de cada empresa, entretanto, o aumento da produtividade é um objetivo comum quando se trata da busca por um software. Por isso, antes de adquirir um sistema é importante agendar uma apresentação, conhecer um case, conversar com clientes ou até desenvolver um piloto. Isto ajudará na escolha mais assertiva no momento da compra.