A SoftExpert acaba de oferecer um Webinar sobre “As 7 práticas essenciais para otimizar a gestão do conteúdo corporativo”.  Foi apresentada uma pesquisa realizada pela AIIM no final de 2015 que nos chamou atenção:

  • 10% dos entrevistados estão buscando um substituto para o seu ECM/GED – a nosso ver esta insatisfação indica um baixo domínio do processo de negócio ao qual a ferramenta pretendia suportar. O pouco tempo dedicado para entender como o fluxo do processo realmente funciona e a aderência do sistema selecionado, é responsável por grande parte das frustrações nos projetos de ECM.

 

  • 22% dos participantes da pesquisa possuem um projeto a nível departamental – a autonomia dos departamentos na seleção de uma ferramenta que atenda apenas suas necessidades sem a visão corporativa redunda em um maior custo de manutenção, customizações e integrações.

 

  • 16% do universo pesquisado está integrando os diversos projetos entre os departamentos – na maior parte das vezes o ECM é uma iniciativa departamental que após este “patrocínio” se expande para outras áreas. Este caso é o contrário do item anterior, onde cada departamento escolhe a sua ferramenta.