No último Congresso do CIAB (Congresso Internacional de Automação Bancária) realizado na semana passada em SP foi grande o número de expositores com soluções de biometria. O crescimento de processos digitais exige soluções sofisticadas de combate a fraude. Uma alternativa interessante para os caros certificados digitais é a assinatura biométrica.

Esta alternativa consiste na emissão de um documento eletrônico (Contrato em Word ou Formulário em PDF p.e.) cuja assinatura é feita manualmente em um tablet ou outro device. O primeiro passo é o assinante criar um cartão de assinatura digital, sendo possível vincular outros documentos cadastrais e capturar a fotografia da pessoa. Feito este cadastro, o usuário pode assinar qualquer documento eletrônico (contrato, termo etc.) que sua assinatura será comparada com base no ritmo, velocidade, pressão, inclinação e traço aéreo. Após esta validação é gerado um PDF protegido com um certificado digital e com o carimbo do tempo, assegurando hora/data da assinatura. O último passo é um e-mail é enviado automaticamente para o assinante com uma via do documento.

A vantagem de se utilizar um tablet é que este processo ganha mobilidade permitindo que a equipe de relacionamento vá até o cliente “pegar” a sua assinatura. A validação da assinatura é feita on line, mas caso não haja conexão, é possível capturar a assinatura é fazer a validação quando conectar com a aplicação. Sendo uma aplicação de segurança é claro que esta comunicação é criptografada.

A trilha de auditoria é bem consistente, com a aplicação armazenando as assinaturas rejeitadas com data e a assinatura em si.

Quer saber mais do CIAB? mande um email para atendimento@organizator.com.br